Get Adobe Flash player

Novembro Azul

 

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que os mesmos possuem, a qual fica localizada na parte debaixo do abdômen, logo abaixo da bexiga, à frente do reto.

Esse tipo de câncer ocorre quando há uma multiplicação anormal das células da próstata, e, caso não seja diagnosticado logo no início, ditas células podem se espalhar para outros órgãos.

Tal câncer é do tipo que demora a se manifestar, sendo necessários exames preventivos com freqüência, fazendo com que a doença possa ser diagnosticada ainda em sua fase inicial.

 

 

Prevenção

Todos os homens com 45 anos de idade ou mais devem fazer exame de próstata anualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Dito exame compreende o toque retal feito por um urologista (exame tido como indispensável, não podendo ser substituído pelo exame sanguíneo ou qualquer outro) e o exame de sangue para a dosagem do PSA.

Ademais, aqueles homens que tem histórico de câncer de próstata na família devem iniciar os exames preventivos mais cedo.

 

 

Sintomas

Na fase inicial o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, mas mesmo assim há sintomas que são suspeitos, devendo ser investigados. Dentre tais sintomas temos:

- dificuldade de iniciar ou interromper o ato de urinar;

- necessidade de fazer força para manter o jato da urina;

- sangramento pela uretra;

- sensação de dor na pélvis ou parte baixa das costas;

- dor durante a passagem da urina;

- sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.