Get Adobe Flash player

Nós apoiamos essa ideia!

 

 

 

 

O que é o Outubro Rosa?

O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, à luta contra o câncer de mama.

A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre.

Dentre as diversas maneiras de simbolizar essa luta, adotou-se a iluminação em rosa, que assumiu importante papel, tornando-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.

 

 

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor.

 

Alguns dos fatores de risco são: a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

 

 

Sintomas

Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

 

 

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama

Em Pelotas, há a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama, que se concretiza pelas mãos e dedicação de cada um dos voluntários.

Fazendo parte desse grupo, há ainda a “Liga Jovem”, onde meninas organizam eventos e vendem camisetas da liga para angariar fundos com o objetivo de ajudar mulheres e homens que lutam contra o câncer.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama tem ainda a finalidade de ensinar a população como prevenir o câncer e como fazer o autoexame de mama.